Procurar
Close this search box.

Usar os legos para ajudar crianças a compreender a morte e o luto

Explorando o luto de uma maneira lúdica e terapêutica com a ajuda de kits de Lego

Falar sobre a morte com o filho pode ser desafiador e difícil. Muitos pais evitam o assunto, mas isso pode dificultar o processo de luto da criança, que pode não entender como reagir ou o que a morte significa.

 

No entanto, as crianças podem ter uma perspectiva mais aberta sobre a morte e podem dar aos pais a chance de falar aberta e honestamente sobre luto, funerais, cremação e outros assuntos relacionados.

 

O Bestattungsmuseum, um famoso museu do funeral localizado em Viena, criou kits de Lego com cenas de funerais para ajudar as crianças a compreender a morte de uma maneira diferente.

 

O projeto começou em 2016 com o primeiro “carro funerário” de Lego, que entrou para a coleção do museu. Os funcionários do museu também decidiram criar mais peças de Lego relacionadas à morte depois de receberem perguntas de pais perguntando se era seguro levar seus filhos para o funeral de um avô e o que fazer com uma criança em luto.

De acordo com o Bored Panda, a Associação Vienense de Psicoterapeutas afirma que os produtos Lego com temas de morte foram úteis em terapias com crianças em luto. Através do brincar com os kits Lego, as crianças podem aprender sobre o processo da morte, enterro e cremação e processar seu próprio luto de maneira mais saudável.

Relacionados